sábado, 11 de agosto de 2012

Vida e obra de São Marcelino Champagnat


Vida e Obra: 

Marcelino Champagnat nasceu na França em 20 de maio de 1789,  na aldeia de Marlhes, perto de Lyon. Sua mãe (Maria Chirat) e sua tia, que foi expulsa de um convento, que criaram essa devoção religiosa no menino, principalmente à Maria, mãe de Jesus. Seu pai, João Batista, era agricultor, tinha grau de estudo avançado para época e passou para o filho qualidades como, honestidade, perseverança, lealdade e verdade. Conhece Joâo Cláudio Colin  (futuro fundador dos Padres Maristas) no Seminário Maior. Em 1817 realiza vários trabalhos como: dar assistência às crianças carentes, acompanhamento da vida cristã de diversas famílias e visitação aos doentes. Chega em La Valla  em junho de 1816 e em 2 de janeiro de 1817, aos seus 27 anos, reúne seus dois primeiros discípulos formando os irmãos Maristas. Ele forma seus irmãos com o intuito de catequizar os jovens e criar neles o espírito cristão..Funda sua primeira casa, que logo se torna pequena pela quantidade de gente necessitando de ajuda, passa por inúmeras dificuldades, a principal delas a incompreensão do clero em relação aos seus projetos catequistas, mesmo assim continua abrigando e catequizando crianças devido à intensa procura da população rural.Eles fundam uma nova casa, com capacidade para um maior número de pessoas tendo o nome de: "Nossa Senhora de l'Hermitage". "Tornar Jesus Cristo conhecido e amado" é a missão dos Irmãos, e eles realizam essa missão através das escolas e instituições sociais. A doença toma conta de seu corpo e mente e seu cansativo trabalho piora sua situação, falece aos 51 anos de idade, a 6 de junho de1840. 

             Projetos Sociais: 

A Província Marista do Rio Grande do Sul, através da Comissão de Assistência Social (Coas), realiza projetos sociais com o objetivo de diminuir as desigualdades, sejam elas sociais, educacionais ou econômicas. As ações são realizadas nas obras e colégios que integram a Rede Marista de Solidariedade. Abaixo, os projetos maristas:

Projeto Inclusão Digital Marista
Ônibus equipados com computadores possibilitam o ensino de ferramentas básicas de informática e acesso a internet. Por ser estações móveis, o projeto atende a bairros de Porto Alegre, Bento Gonçalves e Rio Grande, garantindo o acesso a informação e o ensino digital para comunidades residentes nas áreas periféricas destas cidades. Os cursos são realizados por um período de 40 dias e, ao final, é entregue certificado.
Projeto Geração de Trabalho e Renda
Junto às obras sociais maristas são desenvolvidos projetos que busca a formação e a capacitação da população em situação de vulnerabilidade social. Através de oficinas são ensinadas novas habilidades que podem ajudar na inserção no mercado de trabalho, ou por meio de geração de renda pela comercialização dos produtos por eles gerados. Além do aprendizado, os encontros proporcionam um crescimento pessoal e social, e por consequência uma autonomia como cidadãos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário